segunda-feira, 7 de novembro de 2011

VIAGEM DE ESTUDOS À CURITIBA

  No dia 07/10 tivemos nossa viagem de estudos para Curitiba.Fomos acompanhados de alguns professores e orientadoras.A hora prevista para a saída era 05:00,mas acabamos nos atrasando um pouco,chegamos em Curitiba 08:40.Visitamos os principais pontos turísticos da cidade,como o Jardim Botânico,Museu Oscar Niemeyer,Ópera de Arame,Parque Tanguá e uma Mesquita.
   O primeiro lugar que visitamos foi o Jardim Botânico,é um espaço destinado para a pesquisa botânica ,preservação e contemplação de espécies nativas.É um lugar muito lindo.                   
   Logo depois seguimos para o Museu Oscar Niemeyer,que tem o formato de um olho,onde vimos lindas obras.No olho vimos a exposição "De Valentim a Valentim".Para ver tudo isso demorou muito tempo,estávamos com muita fome.Quando enfim vimos tudo,fomos para o restaurante Casa di la Frango.
   Depois fomos para a Ópera de Arame,é um teatro todo constituído com tubos de aço,estruturas metálicas e coberto com placas transparentes de policarbonato.É muito lindo e interessante.
   Logo depois fomos para o Parque Tanguá,ele tem 235 mil metros quadrados,possui dois lagos e um túnel artificial que pode ser visitado a pé ou de barco.
   Depois fomos para a Mesquita,onde tivemos que tirar o sapato par entrar e nós,as meninas,tivemos que colocar um lenço para cobrir nosso cabelo.Na religião deles as mulheres precisam se cobrir para que os homens não reparem apenas na beleza delas,mas sim no que elas são.
   Nossa viagem de estudos foi incrível e nos divertimos muito! 
  Estufa do Jardim Botanico Curitiba.Estufa do Jardim Botanico Curitiba.
Estufa do Jardim Botanico Curitiba.   Estufa do Jardim Botanico Curitiba.Estufa do Jardim Botanico Curitiba.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

SISTEMA CARDIOVASCULAR
O sistema cardiovascular ou circulatório é uma vasta rede de tubos de vários tipos e calibres, que põe em comunicação todas as partes do corpo. Dentro desses tubos circula o sangue, impulsionado pelas contrações rítmicas do coração.
Imagem: SÉRIE ATLAS VISUAIS. O corpo Humano. Ed. Ática, 1997.
Funções do sistema cardiovascular
O sistema circulatório permite que algumas atividades sejam executadas com grande eficiência:
  • transporte de gases:  os pulmões, responsáveis pela obtenção de oxigênio e pela eliminação de dióxido de carbono, comunicam-se com os demais tecidos do corpo por meio do sangue.
  • transporte de nutrientes: no tubo digestivo, os nutrientes resultantes da digestão passam através de um fino epitélio e alcançam o sangue. Por essa verdadeira "auto-estrada", os nutrientes são levados aos tecidos do corpo, nos quais se difundem para o líquido intersticial que banha as células.
  • transporte de resíduos metabólicos: a atividade metabólica das células do corpo origina resíduos, mas apenas alguns órgãos podem eliminá-los para o meio externo. O transporte dessas substâncias, de onde são formadas até os órgãos de excreção, é feito pelo sangue.
  • transporte de hormônios: hormônios são substâncias secretadas por certos órgãos, distribuídas pelo sangue e capazes de modificar o funcionamento de outros órgãos do corpo. A colecistocinina, por exemplo, é produzida pelo duodeno, durante a passagem do alimento, e lançada no sangue. Um de seus efeitos é estimular a contração da vesícula biliar e a liberação da bile no duodeno.
  • intercâmbio de materiais: algumas substâncias são produzidas ou armazenadas em uma parte do corpo e utilizadas em outra parte. Células do fígado, por exemplo, armazenam moléculas de glicogênio, que, ao serem quebradas, liberam glicose, que o sangue leva para outras células do corpo.
  • transporte de calor: o sangue também é utilizado na distribuição homogênea de calor pelas diversas partes do organismo, colaborando na manutenção de uma temperatura adequada em todas as regiões; permite ainda levar calor até a superfície corporal, onde pode ser dissipado.
  • distribuição de mecanismos de defesa: pelo sangue circulam anticorpos e células fagocitárias, componentes da defesa contra agentes infecciosos.
  • coagulação sanguínea: pelo sangue circulam as plaquetas, pedaços de um tipo celular da medula óssea (megacariócito), com função na coagulação sangüínea. O sangue contém ainda fatores de coagulação, capazes de bloquear eventuais vazamentos em caso de rompimento de um vaso sangüíneo. 
           http://www.afh.bio.br/cardio/Cardio1.asp

CURIOSIDADES DO SISTEMA RESPIRATÓRIO

Por que soluçamos?
O soluço é resultado de uma contração involuntária do diafragma, um fino músculo que separa o tórax do abdômen e que, juntamente com os músculos intercostais externos, é responsável pelo controle da respiração. Seus movimentos de contração e relaxamento permitem que inspiremos e expiremos o ar e são controlados pelo nervo frênico, situado logo acima do estômago. Os incômodos do soluço  surgem a partir de uma irritação do nervo frênico, cujas causas podem ser diversas (distensão gástrica pela ingestão de bebidas com gás, deglutição de ar ou alimentação em grande volume; mudanças súbitas da temperatura de alimentos ingeridos; modificações da temperatura corporal, como sauna seguida de ducha gelada; ingestão de bebidas alcoólicas; ou até mesmo gargalhadas). Quando ele fica ou sensibilizado, envia uma mensagem para o diafragma se contrair, o que dispara o soluço.
O característico barulhinho “hic, hic” surge quando ocorre fechamento súbito da glote (abertura superior da laringe, onde se localizam as cordas vocais), produzindo vibração nas cordas vocais.

FONTE:http://gabrielrbrunoabioifes.wordpress.com/2011/03/12/curiosidades-sobre-o-sistema-respiratorio/

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

SISTEMA RESPIRATÓRIO

RESPIRAÇÃO CELULAR
O O2 (que é absorvido pelos alvéolos pulmonares) e a glicose ( que vem dos carboidratos que comemos) através do sangue chegando às células.Dentro da célula o oxigênio se gruda a glicose e a carrega para dentro da mitocôndria para ser quebrada,ocorrendo assim a liberação de energia (ATP).Se não tiver O2 suficiente da célula a glicose não é queimada,ficando aí no citoplasma fermentando.Forma-se aí o ácido lático e a fadiga muscular (câibra).

PERIGOS DA ALIMENTAÇÃO INDUSTRIALIZADA


Algumas modificações surgiram no padrão alimentar da população brasileira nas últimas décadas: a globalização e conseqüente industrialização deram espaço a um mundo moderno e imediatista onde se alimentar rapidamente e com baixo custo é um hábito comum entre as pessoas.
O perigo presente nessas “refeições rápidas” geralmente realizadas fora de casa, consiste em um consumo de alimentos com alta densidade energética e baixo valor nutricional. A indústria dos fast foods visa basicamente atender as “necessidades” do homem moderno, sem se preocupar com a qualidade da alimentação oferecida. O povo brasileiro tem adquirido o hábito que se tornou cultural nos Estados Unidos de consumir esses alimentos, seja pela falta de tempo ou comodidade. O estado nutricional da população americana é afetado pela comprovada obesidade entre adultos, crianças e adolescentes.
Em uma alimentação saudável não se deve conter alimentos processados, pré-preparados ou prontos, pois a industrialização dos alimentos retira o sabor original destes e para devolvê-lo são acrescentadas altas quantidades de açúcares, gorduras e sal.
A praticidade da fast food acarreta sérias conseqüências ao organismo, pois as substâncias contidas nestes devem ser administradas em doses mínimas diárias.
As gorduras industrializadas, o açúcar e o sal presentes em altas doses nesses alimentos aumentam o risco de obesidade, doenças cardíacas, elevam o nível de colesterol e podem ocasionar o entupimento de veias e artérias.
O ideal seria excluir totalmente esses alimentos do nosso cardápio, porém se houver a necessidade de consumi-los que seja raramente. A contradição em se falar dos males causados pela ingestão freqüente dos fast foods, é que se alimentar é um ato voluntário e consciente, partindo assim do individuo a escolha do que, onde e como comer. Por isso, escolha sempre refeições e lanches saudáveis que contribuam positivamente para a melhoria do estado nutricional. 
       
FONTE:
http://www.nutricaoemfoco.com/2008/08/16/fast-foods-o-perigo-das-%E2%80%9Ccomidas-rapidas%E2%80%9D/

ALIMENTOS FUNCIONAIS

                                                                                                                                                                                                                Os alimentos funcionais ou nutracêuticos são aqueles que colaboram para melhorar o metabolismo e prevenir problemas de saúde. Ou pelo menos deveriam ser assim: os cientistas já reconhecem as propriedades funcionais de muitos desses alimentos, porém os estudos ainda não são conclusivos. 


São eles: 




  


quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Pirâmide Alimentar

A pirâmide alimentar é um guia geral para que você possa escolher uma dieta saudável.
Um cardápio balanceado deve conter, diariamente, cerca de 55% de carboidratos, 30% de lipídeos e 15% de proteína, além das vitaminas, sais minerais e fibras. Para garantirmos que todos esses nutrientes estejam presentes na dieta diária, a FDA (Food and Drug Administration - órgão do governo dos EUA que controla a produção e comercialização de remédios e alimentos), preconiza o consumo das seguintes porções diárias de alimentos que compõem a Pirâmide Alimentar:
Pirâmide Alimentar


Grupo 1: A base da pirâmide é composta por alimentos ricos em carboidratos. Os carboidratos, sob a forma de glicose, frutose, sacarose, maltose, lactose, amido, entre outras, são a maior fonte de energia para o organismo. A glicose é indispensável para manter a integridade funcional do tecido nervoso e, sob circunstâncias normais, é a única fonte de energia para o cérebro. A presença de carboidratos é necessária ao metabolismo normal das gorduras. Consuma de 6 a 11 porções diariamente.
1 porção de pães, cereais e massas: 1 fatia de pão ou ½ xícara (chá) de cereais (tipo granola) ou ½ xícara (chá) de arroz ou ½ xícara (chá) de macarrão cozido. 

Grupo 2: Legumes e verduras são ricos em vitaminas, sais minerais e fibras. Possuem nutrientes essenciais a diversas funções do organismo, como por exemplo as suas reações metabólicas. Prefira as folhas verdes escuras (brócolis, mostarda, couve) e legumes amarelo-alaranjados (cenoura, abóbora, beterraba). Consuma de 3 a 5 porções diariamente.
1 porção de vegetais: 1 xícara (chá) de folhas cruas ou ½ xícara (chá) de vegetais cozidos

Grupo 3: Frutas são boas fontes de vitaminas, sais minerais e fibras, principalmente quando consumidas ao natural. Possuem nutrientes essenciais a diversas funções do organismo, como por exemplo as suas reações metabólicas. Consuma de 2 a 4 porções diariamente.
1 porção de frutas: 1 fruta fresca ou ¾ xícara (chá) de suco (extraído da polpa)

Grupo 4: Carnes, ovos e leguminosas como feijão, lentilha, ervilha, grão de bico e soja, além de nozes e castanhas. São os alimentos construtores. São necessários para a construção e manutenção dos tecidos orgânicos, formação de enzimas, hormônios e vários líquidos e secreções corpóreas e preservação do sistema de defesa. São alimentos ricos em proteínas, vitamina B12 e minerais como zinco e ferro. Consuma de 2 a 3 porções diariamente.
1 porção de carne, feijão e nozes: 1 filé pequeno de carne bovina, peixe ou ave ou 1 ovo ou ½ xícara (chá) de feijão (ou substituto) ou ½ xícara de nozes ou castanhas.

Grupo 5: Leite e derivados - são os maiores fornecedores de cálcio, mineral envolvido na formação dos ossos e dentes, contração muscular e na ação do sistema nervoso. Também são fontes de proteína de boa qualidade. Consuma de 2 a 3 porções diariamente.
1 porção de leite e derivados: 1 copo de leite ou iogurte ou 2 fatias de queijo (prefira os queijos frescos)

Grupo 6: Os lipídeos (óleos e gorduras) constituem fonte de energia mais concentrada que a dos carboidrados e das proteínas. Além disso, uma vez transformados em tecidos adiposo, são uma forma de armazenamento de energia. Os lipídeos são veículos de vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) e podem ser encontrados no creme de leite, manteiga, toucinho, óleos etc. Estão no topo da pirâmide e devem ser consumidos com moderação.
1 porção de gordura: 1 colher (sopa) manteiga, margarina ou maionese
Ressalta-se o número de porções a serem consumidas dependem de fatores como idade e atividade física. Em função das porções consumidas, o número de calorias pode variar de 1.600 a 2.400 calorias.

Fonte: http://emedix.uol.com.br/dia/nut004_1f_piramide.php

Sites

http://dst.com.br/
http://gineco.com.br/

terça-feira, 28 de junho de 2011

SPE-SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS

                                      


O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) é uma das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), que tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.
A proposta do projeto é realizar ações de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens, articulando os setores de saúde e de educação. Com isso, espera-se contribuir para a redução da infecção pelo HIV/DST e dos índices de evasão escolar causada pela gravidez na adolescência (ou juvenil), na população de 10 a 24 anos.

FONTE:http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=578&id=12370&option=com_content&view=article

quinta-feira, 23 de junho de 2011

AÇÕES QUE AUMENTAM E DIMINUEM MINHA AUTOESTIMA

                       AÇÕES QUE ELEVAM MINHA AUTOESTIMA:

  • Ganhar dinheiro para fazer o que  quiser
Meus amigos organizam uma festa surpresa para mim 


AÇÕES QUE DIMINUEM MINHA AUTOESTIMA


Quando meus pais não me deixam sair de casa no fim de semana 

Me olhar no espelho e me sentir feia
    Ser excluída das conversas

A IMPORTÂNCIA DA AUTOESTIMA

A forma como nos sentimos conosco próprios pode influenciar fortemente a forma como vivemos as nossas vidas, por isso é importante termos uma boa auto estima para termos uma vida mais interessante, com mais amizade e amor.
As pessoas que têm uma elevada autoestima conseguem mais facilmente atingir os objetivos na vida, porque não têm qualquer problema em aceitar as opiniões negativas dos outros e assim obrigarem-se a melhorar para atingirem o sucesso que desejam.

Como melhorar a autoestima 

  • Pare de ter pensamentos negativos . Comece a pensar nas suas qualidades e nos aspectos positivos que ultrapassam as partes negativas. Quando der por si a pensar negativamente, substitua esse pensamento por algo positivo sobre si. Todas as noites, enumere algumas das coisas em que é bastante bom. Isto irá reforçar a sua imagem perante si mesmo e, consequentemente, a sua  autoestima.
  • Não tente atingir a perfeição e foque-se antes em atingir objetivos. Há quem fique paralisado na busca da perfeição e não faça nada na vida. Não deixe que isto lhe aconteça. 
  • Encare os erros como oportunidades para aprender. Aceite os seus erros como normais, porque toda a gente os comete. Errar faz parte da aprendizagem e do crescimento pessoal.
  • Experimente novas atividades e novas abordagens para enfrentar os problemas. Tenha orgulho nas coisas novas que aprende.
  • Conheça os seus limites, aquilo que consegue mudar e aquilo que não consegue mudar e que tem de aceitar. Se estiver infeliz sobre alguma característica sua, como o peso, mude-a para melhorar. Se é sobre alguma coisa que não pode mudar, como a altura, aceite que é assim e mude a forma como olha para si mesmo.
  • Faça exercícios físicos. Esta atividade fará com que se sinta melhor consigo mesmo. 
      FONTE:http://truques-dicas.com/a-importancia-da-auto-estima/